A Organização Indígena Instituto Kaingáng/Inka, presta honras ao Cacique Merong Kamakã em sua partida prematura nesta segunda, 04, em Brumadinho, Minas Gerais.

O Instituto Kaingáng se solidariza com os Pataxó Hã-Hã-Hãe, povo o qual pertencia Merong, uma liderança que deixa grande contribuição nas lutas do povo Kaingáng como nas áreas da Educação e Cultura Indígena.

Merong auxiliou como líder de base no levantamento do 1º Ponto de Cultura em Terra Indígena no Brasil, o Centro Cultural Kanhgág Jãre (Raiz Kaingáng), fundado pelo Instituto Kaingáng em 2005, na Comunidade Serrinha, do povo Kaingáng, no Rio Grande do Sul, no qual participou de inúmeros projetos direcionados ao fortalecimento e valorização da cultura Kaingáng, doando seu tempo de vida e trabalho.

Merong sempre estará na memória e no coração do povo Kaingáng como um líder e um mestre das culturas indígenas que ensinava com seu exemplo e sua vida. Merong vive em nossos Pontos de Cultura! A perda dos Pataxó também é nossa!

Somos agradecidos por toda a luta compartilhada e lamentamos profundamente a morte de Merong, reconhecido pela simplicidade e humanidade, uma liderança que parte prematuramente, sinalizando o cenário de violência e derramamento de sangue que ronda as lutas no movimento indígena brasileiro.

Leave a Comment